Nova Manutenção 2018 Mês 07-A

August 20, 2018

 

 

Atenção --> Leia e imprima as orientações abaixo antes de instalar a Manutenção.

Obs.: - Para Imprimir, Click em Arquivo - Imprimir - Tudo - Ok !Obs.: Os Clientes que trabalham em Ambiente de Rede e que não possuem um Servidor dedicado com Sistema de "No-break", devem realizar a reindexação e a cópia de dados automática no Winchester do Contok-Windows todos os dias de duas em duas horas ! ! !

 

- Alterações na Adm. de Clientes:

1 - Ajustes na critica do Fator FAP para aceitar valores diferentes de 1,0 na ficha "Pessoal" do "Cadastro de Clientes (Empresas)" !

- Alterações na Folha de Pagamento:
1 - Criacao de 24 campos novos na Tabela de Horarios, conforme:

 

            - 1o DIA com Horario Diferente
            - Horario de Entrada-1 + Minuto de Entrada-1
            - Horario de Saida-1 + Minuto de Saida-1
            - Duracao do Horario-1
            - Tipo de Intervalo-1 (0/1/2)
            - 2o DIA com Horario Diferente
            - Horario de Entrada-2 + Minuto de Entrada-2
            - Horario de Saida-2 + Minuto de Saida-2
            - Duracao do Horario-2
            - Tipo de Intervalo-2 (0/1/2)
            - 3o DIA com Horario Diferente
            - Horario de Entrada-3 + Minuto de Entrada-3
            - Horario de Saida-3 + Minuto de Saida-3
            - Duracao do Horario-3
            - Tipo de Intervalo-3 (0/1/2)

 

Obs.: Use esses campos novos para incluir um "Sub-Horario" NOVO dentro de uma de Horario Existente, por exp. quando o Sabado tem Horario diferente !
                                
    2 - Alteracao do Sub-Menu "Utilitarios - SPED-eSOCIAL" p/ ALTERAR os Nomes Itens de Programas abaixo:
                                
            - Gerador do XML para Consultar Lote de Eventos
                                
            - Visualizar / Imprimir Arquivo XML de Retorno (Recibo de Entrega)
                                
 Obs.: Implantacao de um NOVO Arquivo de Dados ("Retorno.Dat") para Importar e
 Gerenciar os Recibos de Entrega do eSocial (XML de Retorno da Consulta-Lote),
 conforme orientacao do Botao "Importar" do Sub-Item 4o abaixo !

 

3 - Revisao do Programa "Gerador do XML p/ Consultar Lote de Eventos", que vai solicitar o Tipo de Evento do eSocial S-1000, S-1005, S-1010 -1020, etc, e depois solicitara' a Localizacao/Nome do XML de Retorno Protocolo, onde esse podera ser "Localizado" usando a tecla "F4" ou no Quadrado com 3 pontinhos" para selecionar um Arquivo XML tipo "Retorno do Lote-Evento",  logo em seguida o CONTOK vai trazer o "No. do Protocolo" e o "No. da Chave Sequencial" noscampos desse programa. Enfim basta "Clickar" no botao "Gerar" fazer e transmitir o Arquivo XML de Envio da Consulta do Lote !

 

Obs.: Com esse NOVO metodo NAO sera' mais necessario "Abrir" o XML de Retorno Lote-Evento para "Copiar e Colar" o "Numero do Protocolo",  como era feito com o programa de /Imprimir Arquivo XML de Retorno !

 

4 - Revisao do Programa "Visualizar / Imprimir Arquivo XML de Retorno" que vai "Padronizar-Inicialmente"  a "Localizacao" do Arquivo XML de da Consulta do Lote (ou "Recibo de Entrega"), permitindo que o seja: Visualizado, Importado, Consultado, Imprimido ou Excluido, os Botoes de Comando abaixo:

 

- "Visualizar" ==> Permite abrir o "Explorer do Windows de uma Pasta Sub-Pasta informada, ou abrir um "Arquivo XML" o "Navegador Padrao" (Internet-Explorer),  ou um Arq. de Erros com o utilitario "UTLMG" !
                                
        - "Importar" ==> Permite importar um Arq. XML de Retorno da Consulta Lote,  onde cada Evento "Chave-ID" aprovado sera como "Recibo de Entrega" e por outro lado Evento "Chave-ID" reprovado NAO sera importado sera exibido o No. da Chave e o Motivo do Erro !
                                
        - "Listar" ==> Abre a Tela de Consulta com todos os Recibos Importados a escolha de um Recibo para ser Imprimido !
                                
        - "Imprimir" ==> Permite a Impressao de um "Recibo de Entrega" que ja Importado, Listado e Selecionado para Impressao.
                                
        - "Excluir" ==> Permite a Exclusao de um "Recibo de Entrega" que ja Importado, Listado e Selecionado para Exclusao.

 

Obs.: Voce tambem pode trocar uma das opcao do campo "Tipo-Sufixo-Extensao", Localizar outros tipos de Arquivos de Envio ou Retorno, conf.:

 

                - TODOS = Todos os Tipos de Arquivos (*.*)
                - ERROS = Todos os Arquivos de Erros (*.err)
                - ENV-CONS = Arqs. com sufixo "-env-esocial-consloteevt.xml"
                - ENV-LOTE = Arqs. com sufixo "-env-esocial-loteevt.xml"
                - RET-CONS = Arqs. com sufixo "-ret-esocial-consloteevt.xml"
                - RET-LOTE = Arqs. com sufixo "-ret-esocial-loteevt.xml"

 

    5 - Revisao da "Geracao dos Empregadores / Contribuintes (S-1000)" do sub "Utilitarios - SPED-eSOCIAL", para gerar os campos abaixo quando alguma informacao no campo "Tipo de Isencao de Entidades", da SPED-eSOCIAL do Cadastro de Clientes:

 

            - Tipo de Isencao
            - No. Certifcado de Isencao
            - Data de Emissao
            - Data de Vencimento
            - No. do Protocolo de Renovacao
            - Data de Emissao
            - Data de Publicacao no D.O.U.
            - Pagina de Publicacao no D.O.U.

 

    6 - Implantacao do Novo programa: "Gerador de Tabelas Basicas por Empresa" efetuar a Geracao e Transmissao das seguintes Tabelas:

 

            - S-1005 - TABELA DE ESTABELECIMENTOS e/ou OBRAS PROPRIAS
            - S-1010 - Tabela de Rubricas (CONTAS) ==> Em Breve !
            - S-1020 - TABELA DE LOTACOES TRIBUTARIAS (SETORES/TOMADORES)
            - S-1030 - TABELA DE CARGOS/EMPREGOS PUBLICOS (CARGOS = FUNCOES)
            - S-1040 - TABELA DE FUNCOES/CARGOS EM COMISSAO (FUNCOES = CARGOS)
            - S-1050 - TABELA DE HORARIOS/TURNOS (HORARIOS DE TRABALHO)

 

 Obs.1: A Tabela de Estabelecimentos representa cada Empresa (Cliente), sendo gerar individualmente tanto na Matriz como nas Filiais, sendo que incluir as Obras Proprias junto com um Estabelecimento,  o "Empregador" -1000 devera ser uma Contrutora (Indicador = 01), e as Obras Proprias devem cadastradas nos Setores com "Tipo de Lotacao-Tributaria = 01 ou 21", e Inscricao do Contratante ou Proprietario deve ser igual ao do Empregador.

 

 Obs.2: Devido a "Complexidade" das configuracoes dos Indicadores do  "FGTS", ", "IRRF" e "Cont.Sindical" a Tabela de Rubricas (Contas) sera Liberado proxima Manutencao de Agosto apos o dia 24/08/2018 !

 

 Obs.3: Para gerar a Tabela de Lotacoes deve-se codificar o campo Tipo-Lotacao em TODOS os Setores/Obras/Tomadores no Cadastro de Setores, exceto "Setores ou Obras" ANTIGAS que devem permanecer com o ZERO como Inativos:

 

 "0"  = Setor INATIVO, INVALIDO OU SEM INFORMACAO (Nao entra no eSOCIAL)
 "1"  = Setor NORMAL da P.J. ou Obra Propria de Construcao Civil da P.J.
 "2"  = Obra de Construcao Civil (Empreitada Parcial ou Subempreitada)
 "3"  = P.F. Tomadora de Servicos por Cessao de Mao de Obra exceto Cooperativa
 "4"  = P.J. Tomadora de Servicos por Cessao de Mao de Obra - Lei 8.212/1991
 "5"  = P.J. Tomadora de Servicos por Cooperados por interm,dio de Cooperativa
 "6"  = Entidade Isenta Tomadora de Servicos por Cooperados da Cooperativa
 "7"  = P.F. Tomadora de Servicos por Cooperados por intermedio de Cooperativa
 "8"  = Operador Portuario (Pessoa Juridica)
 "9"  = Empresa Contratante de Avulsos nao Portuarios por intermedio Sindical
 "10" = Embarcacao inscrita no Registro Especial Brasileiro
 "21" = Setor NORMAL da P.F. ou Obra Propria da Pessoa Fisica
 "24" = Empregador Domestico / Outras Atividades Residenciais

 

 Obs.4: A Tabela de Cargos e/ou Funcoes grava um Evento para cada Funcionario, essa Codificacao: "Cod.Cliente" - "Cod.Cargo" - "Cod.Funcionario",  sendo , se existir mais do que 50 funcionarios ativos, vai ocorrer um ERRO GRAVE de um Cancelamento do XML, onde nesse caso deve-se gerar dois ou mais XML (tabelas) contendo menos de 50 funcionarios em cada Tabela. Para dois ou mais arquivos, informe o Codigo Inicial e Final por "Intervalo" do 0001 ate 0050 e depois do 0051 a 0100 e assim por diante !

 

 Obs.5: A Tabela de Horarios deve ser gerada do Codigo 0001 a 9999, sendo que nosso programa vai gerar apenas as Tabelas que estao sendo usadas no MES / Inicial da Geracao, exceto as Tabelas que possuem o campo "Tipo-Jornada" a "9" (Demais Tipos de Jornada).  Serao gerados os seguintes campos:

 

     - Hora e Minuto da Entrada
     - Hora e Minuto da Saida
     - Duracao Total do Horario Diario em Minutos
     - Indicador de Flexibilidade (S/N)
     - Tipo de Intervalo (0/1/2)
     - Hora e Minuto de Inicio do Intervalo
     - Hora e Minuto do Final do Intervalo
     - Duracao Total do Intervalo em Minutos

 

 Obs.6: Caso existir um ou mais dias da semana cujo "Horario de Trabalho" seja do Horario Padrao, entao deve-se cadastrar os dias diferenciados no "Dia com Horario Diferente", seguido dos demais campos (Horario-Entrada -Saida, Duracao e Intervalo) para cada dia Diferenciado ate 3 casos !

 

 Obs.7: A partir de agora os programas Geradores de Eventos, (tanto Empregador as Tabelas) vao gravar uma copia "Extra" do Arquivo XML de Envio do Lote sub-pasta:  "C:\Unimake\UniNFe\No.CNPJ\eSocial\Validar\Temp"  e utilizando seguinte Nomenclatura: "S-Cod.Evt-Ano-Mes-Sequencia-Sufixo.xml", conforme:

 

    - S-Cod.Evt. ==> Codigo do Evento do eSocial (S-1000, S-1010, S-2200, etc)
    - Ano ==> Ano Inicial da Validade com 4 digitos (2018, 2019, etc)
    - Mes ==> Mes Inicial da Validade com 2 digitos (07, 08, 09, etc)
    - Sequencia ==> Numero Inicial da Chave com 5 digitos (00001, 00002, etc)
    - Tipo de Sufixo com a Extensao ".xml", conforme:

 

       -env-esocial-loteevt.xml =====> Arquivo de Envio do Lote-Evento
       -env-esocial-consloteevt.xml => Arquivo de Envio da Consulta-Lote
       -ret-esocial-loteevt.xml =====> Arq. Retorno do Lote-Evento (Protocolo)
       -ret-esocial-consloteevt.xml => Arq. Retorno da Consulta-Lote (Recibo)

 

 Obs.8: NAO e' permitdo usar "C-cedilha", acentuacao e os caracteres: & " ' <> Nomes, Enderecos, Bairros, Cidades, Setores, (campos Alfanumericos), etc !

 

 Obs.9: Consulte o Roteiro da Geracao de Tabelas no site www.contok.com.br !


- Alterações na Escrita Fiscal:
1 - Revisao na Geracao Parcial do SPED Contrib. para incluir o Novo Codigo da Versao do "Layout" = "004" a partir de Julho de 2018 !

 

Obs.: Nao esquecer de instalar a Nova Versao "3.0.1" do SPED Contribuicoes !

 

Click aqui p/ Atualizar o Contok p/ 2018.07 - A

 

 

 

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Nova Manutenção 2020 Mês 07-A

July 24, 2020

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